O que eu aprendi... Correndo

09:08:00

Quem me conhece desde a infância sabe o quanto eu sempre fui agitada e serelepe mas pouco chegada a prática de esportes. Na escola, era sempre a última a ser escolhida nos times, e nas brincadeiras na rua, era sempre "café com leite". Cresci acreditando que esporte realmente não era pra mim, que eu era um desastre e que melhor mesmo eu me dedicar a outras coisas. Colecionei matrículas mal sucedidas na academia e minhas tentativas nunca passavam dos três meses. Mas, um dia eu não gostei do que eu vi no espelho, mais do que quilos à mais, eu estava com disposição de menos, animo de menos, saúde de menos. Mudanças eram necessárias e urgentes. Consultas, orientações, exames, mudança nos hábitos, na alimentação e CORRIDA. Optei por essa modalidade por considerar que precisava de pouca coordenação motora (sempre fui desprovida) e por ser um esporte que eu poderia praticar ao ar livre. Comecei correndo alguns poucos quilômetros, em slow motion, mas sempre terminava com uma sensação de dever cumprido. Até que um dia, desafiada por um amigo (sim, eu adoro desafios), corri 21 km e me dei conta que eu não estava fazendo isso corretamente, que precisava ter orientação correta e que não podia correr por conta própria, caso quisesse continuar correndo. Entrei pra uma assessoria de corrida, confesso, sem muitas expectativas e crente que seriam mais 3 meses até desistir. Engano, um dos aprendizados mais importantes que a corrida me proporcionou foi descobrir que posso superar as minhas expectativas e os meus limites todos os dias. E foi correndo em grupo, sozinha, de dia, de noite, na chuva, no sol, com vento, em morros, na praia, na rua que eu descobri que fazer algo que aparentemente gera algum nível de esforço e sofrimento, pode ser muito recompensador. Descobri que o impossível só existe até o momento que a gente decide que quer fazer diferente... Descobri que o incentivo das pessoas ao redor é fator decisivo quando você tem pouca auto-confiança... Descobri que disciplina é diferente de obrigação... Descobri que a competição maior é sempre pra superar a si próprio e não os outros... Descobri que meu corpo tem limites que precisam ser cuidados e respeitados... Aprendi que posso muito mais do que eu imagino e do que eu acho que sou capaz... Aprendi que cada pessoa tem seu tempo e seu ritmo... Aprendi que os melhores são aqueles que treinam mais, se dedicam mais, se esforçam mais. Mais do que descobrir que esporte é pra mim sim, a corrida me proporcionou uma nova forma de olhar pra minha vida, pra minha saúde, pro meu corpo. Cada vez que eu olho pro relógio e vejo que fiz num melhor tempo, cada vez que eu saio pra correr mesmo com frio e chuva, cada vez que eu tenho ao meu lado pessoas com os mesmos objetivos que eu, cada vez que eu vejo que fui melhor do que eu pensava, cada vez que eu acordo disposta querendo fazer piruetas pela casa, cada vez que eu chego no topo daquele morro gigante, cada vez que eu atravesso a linha de chegada... Ah, em cada vez eu me lembro o que me faz colocar um tênis no pé, um sorriso no rosto, e uma vontade imensa de dar o primeiro passo.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos