Carta a um jovem casal

08:11:00

Eu não os conheço, não sei da história de vocês, não sei por onde andaram até chegar aqui. Sei somente que houve uma história bonita mas que parece ter se perdido numa dessas esquinas da vida, ou num passo em falso dado no escuro. Ou... Se perdeu naquele dia que você se estressou no trabalho e chegou em casa e sequer olhou pra ela, que lhe esperava ansiosa pra contar aquela notícia que vocês tanto esperavam. Se perdeu quando atarefada com os afazeres domésticos você nem percebeu que ele estava cabisbaixo e preocupado, e assim não deu-lhe atenção. Se perdeu nas palavras não ditas, nos silêncios não feitos, no carinho que não foi dado, nas palavras ríspidas proferidas, nas discussões sem sentido, nas mágoas guardadas, nos perdões que não aconteceram. É isso mesmo, uma relação vai chegando ao fim da mesma forma que começa: nos detalhes, nas coisinhas do dia-a-dia, naqueles gestos que a gente acha que o outro nem nota. Não importa como vocês chegaram até aqui, mas importa saber pra onde vocês querem ir e mais do que isso, importa saber como vocês querem ir. Querem seguir por caminhos separados? Sabem das consequências e vantagens dessa escolha? Estão dispostos a abrir mão da convivência um do outro? Se a resposta for sim, que possam seguir leves e tranquilos separados. Se a resposta for não, o caminho está apenas começando. Se relacionar com o outro é uma das coisas mais lindas da vida, assim como uma das mais difíceis. Esse outro é alguém diferente de mim, que veio de uma família diferente, que tem valores e costumes diferentes, que tem convicções diferentes, que pensa e age de forma diferente a minha. E esse outro também tem traumas, medos, inseguranças, manias, assim como nós. Quero estar com o outro? Quero partilhar minha vida e minha história com alguém? Então eu preciso aprender a conviver, a aceitar, a relevar, e sobretudo, a perdoar. Aceitamos tão bem as qualidades do outro, deveríamos aceitar tanto quanto as suas imperfeições. A decisão não pode ser somente hoje, a decisão precisa ser todos os dias. Hoje eu decido estar com você, aceitando seus limites, seus medos e a sua alegria. Hoje eu decido estar com você e cuidar das suas dores e aliviar as suas preocupações. Hoje eu decido estar com você mesmo com esse mau humor e essa cara amarrada. Hoje eu decido que você é importante pra mim, que eu preciso da sua paciência e do seu amor. A escolha é de vocês. Querem caminhar lado a lado? Querem construir novos sonhos juntos? Querem ter a companhia um do outro na alegria e na tristeza? Então comecem hoje uma nova história. Deixem os erros e as mágoas no lugar que eles devem ficar, no passado, e olhem pro hoje, pro presente. Saibam que terão muitos desafios pela frente e que nem sempre a caminhada será fácil, mas que com paciência, amor, carinho, perdão, compreensão...O caminho difícil valerá a pena. O livro é de vocês, papel e caneta também, portanto, qual é o final que vocês querem escrever? Ou, qual o nova história que querem iniciar? 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos