Você não faz ideia do que eles são capazes

09:46:00




Certamente você já conheceu um deles. Estão espalhados aos montes por ai. Se vestem bem, falam bem, em geral tem cargos de grande importância, são bem relacionados socialmente, frequentam lugares badalados e aparentemente, estão sempre rodeados de amigos.
Discurso tão impecável quanto suas camisas bem passadas. Educados, polidos e sempre ocupados. Extremamente sedutores e envolventes, sabem como atrair suas "presas". Parecem pessoas bem interessantes até começarem a mostrar suas garras. Mentem, manipulam, chantageiam... mas o fazem de forma muito sútil e diplomática. 
Atraem principalmente as pessoas sensíveis, de baixa-auto estima, que não vêem maldade nas coisas e nas pessoas, que estão sempre dispostas a ajudar os outros e que ainda acreditam na bondade. Chegam de mansinho, vão ganhando seu espaço, agradam, presenteiam e quando percebem que a presa já caiu nas suas garras, iniciam os seus jogos de manipulação. Do céu ao inferno, quem se envolve com um abusador começa a vivenciar dias de terror.
A "vítima" sente-se culpada por tudo que acontece e chega a acreditar que merece mesmo ser maltratada, ignorada e em muitos casos, traída. Violência psicológica da pior espécie, que vai corroendo e minando quem está do outro lado. Insegurança, medo, dependência psicológica, desconfiança... 
A vida de quem cruzou com um abusador passa a ser marcada por essas sensações e sentimentos. E muitas delas nunca saberão que estão sendo alvo desse perfil psicológico. Psicopatas, sociopatas, de personalidade anti-social, dificilmente você conseguirá identificar esse perfil se estiver sendo vítima de um. 
As causas ainda são pouco conhecidas mas as consequências podem ser arrasadoras aos que convivem com essas pessoas. É difícil identificar, uma vez identificado, é difícil acreditar que isso possa ser verdade, e depois que se acredita, é ainda mais difícil conseguir se libertar dessas amarras invisíveis que ligam a vítima ao abusador. Infelizmente não há como saber antecipadamente se a pessoa com quem você se envolveu é ou não um abusador. Mas fique atento (a) aos sinais.
Se ele (a) faz você se afastar da sua família e dos seus amigos, se tenta empurrar a culpa sempre pra você, se teve mudança brusca de comportamento, se vive envolto (a) em mistérios, se desmerece suas qualidades e conquistas, se faz chantagem emocional com muita frequência, fique atento (a), isso pode ser indicativo que você está envolvido com um perfil abusador.
Tomara que você nunca se envolva com um, e se caso se envolver, que consiga identificar, e ao identificar, que consiga se libertar, mas se caso não conseguir, que os danos possam ser revertidos, que os cortes possam ser sarados, que as dores possam ser curadas e que as marcas possam ser apagadas.

Você pode gostar também:

2 comentários

  1. Humm que bonito que ficou aqui!
    Agora sim hehehehehe

    Antigamente a gente nem pensava ou nem notava o quanto os homens (nem todos) fazem com que a gente se sinta errada e ou louca, mesmo estando certa.

    Parabéns pelo site!

    Queremos logo um livro hein!

    Beijoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bonito né? Foi uma amiga super hiper mega criativa que fez pra mim ;)
      O livro vem, em breve, se Deus quiser

      beijooos

      Excluir

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos