Sobre nós e os outros

13:16:00






Já quis ser tanta coisa na vida, de paquita da Xuxa à professora da escolinha do meu bairro. Já me vi cantando pra multidões em um palco qualquer, já pensei em atuar em novelas, já me imaginei atendendo num consultório de jaleco branco e um esteto no pescoço. Pensei em cursar turismo, publicidade e propaganda e até marketing, e me vi também como jornalista de um tele jornal da globo. Mas nada me prendeu mais a atenção do que a Psicologia, nada me fascinava mais do que estudar o comportamento humano, entender as emoções, sentimentos, percepções. Passados mais de dez anos dessa minha escolha profissional e de vida, percebo o quanto nós pouco sabemos sobre o ser humano e suas infinitas nuances. Passamos no mínimo 5 anos estudando pra descobrir que o "objeto" do nosso estudo é um ser multifacetado, cheio de mistérios e que é capaz de nos surpreender a cada dia. Na teoria nós sabemos o que os motiva, o que os deprime, como funcionam seus neurotransmissores, que áreas do cérebro são ativadas por cada emoção... Na prática, ah, sabemos apenas que temos diante de nós um ser humano dotado de liberdade, capaz de reagir das mais diversas formas frente a uma situação. Queremos compreender o outro, saber das suas dores, entender a função de seus sintomas, conhecer sua rede de apoio, mapear suas situações mal resolvidas. Mas o que nos resta é entender cada um individualmente, considerando que em se tratando de ser humano, não há uma única regra que vale para todos. E talvez seja esse o motivo que me mantenha fascinada pela Psicologia: descobrir as infinitas possibilidades que cercam o ser humano. Essa capacidade de se refazer, de levantar, de mudar, de superar, de reconstruir.. É isso que me faz escolher ser psicóloga todos os dias. Cada novo ser que recebo no consultório ou na vida se apresenta como ser único e portanto, capaz de agir de acordo com a sua própria vontade, sem obedecer a regras, protocolos, sequer, teorias. Cabe-me então, acolher o novo, compreender a sua vida, as suas escolhas, saber das suas fraquezas e potencialidades... Não há fórmulas que sirvam para todos, não há método que se aplique a todos... O outro é sempre um mistério e o que eu conheço dele é tão somente o que ele me permite conhecer.  

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos