Porque você não deve dar tudo que os seus filhos querem
04:47:00Definitivamente, o seu filho não precisa de tudo que ele lhe pede e de tudo que ele quer. Nossos pais não tiveram tudo, aliás, a maioria teve bem pouco. Não tinham celular, não ganhavam os brinquedos que passavam na TV, não comiam hambúrguer, não estudavam na melhor escola da cidade e em contrapartida ainda tiveram que começar a trabalhar ainda muito jovens. Sobreviveram, criaram seus filhos e hoje já estão usufruindo da aposentadoria ou quase chegando a ela.
Mas por quê os pais dessa geração pra frente começaram a achar que precisavam dar aos filhos aquilo que não tiveram? E por quê a todo custo querem manter o filho longe de frustrações e de limites?
Antropólogos e sociólogos tem diversas explicações para isso, fazendo-nos chegar a conclusão que a nossa geração se acha especial, digna de todos os méritos (sem precisar trabalhar muito pra isso), com poucas habilidades para lidar com frustrações e com ausência quase total de limites.
O que os pais estão esquecendo ou deixando de lado é que o que construiu a sua personalidade foi também as privações as quais eles foram submetidos. Aprenderam com os nãos que receberam, aprenderam a lutar pelo o que queriam já que seus pais não podiam lhes dar e aprenderam sobretudo a valorizar o que conseguiam já que precisaram despender esforços para isso. Não importa se conseguiram comprar uma casa simples ou juntar fortunas, foi por mérito próprio e com dificuldades que chegaram até lá.
Portanto, não queira dar tudo aos seus filhos, não ensine a eles que esforço não é necessário e não deixe que eles se tornem inábeis pra lidar com frustrações. Os nãos, as portas fechadas, os tropeços, os dias difíceis certamente farão parte da vida dos seus filhos, e se ele não aprender com os limites que você dá, o mundo ensinará do seu jeito, e posso garantir que esse não terá o mesmo carinho e cuidado que você teria ao ensiná-lo.
Mesmo que você possa dar todos os brinquedos ao seu filho não é saudável e nem recomendável que você dê. Posso garantir que isso não fará dele uma criança menos ou mais feliz.
O que você pode dar sem limites é carinho, amor, atenção e principalmente o seu tempo. Ensine-o a valorizar as pequenas coisas, as brincadeiras inventadas, o tempo que passam juntos e sobretudo ensine-o que nem brinquedos, nem aparelhos eletrônicos e nem carros caem do céu. Isso não significa privar o seu filho de tudo. Mas dê quando ele merecer e quando isso não for comprometer o orçamento familiar.
Não é tarefa fácil criar filhos e não acho que você achou que seria. Mais presenças, mais olho-no-olho, mais colo, mais limites, mais amor, mais carinho. O resto? Supérfluo e dispensável.
0 comentários