E sem photoshop, como você é?

10:16:00



Já existe aplicativo pra tirar rugas, melhorar a cor da pele, diminuir a cintura, aumentar o bumbum e até pra fazer maquiagem nas fotos. Todos com um único objetivo: deixar a foto mais bonita, atrair seguidores e curtidas, enfim, embelezar um pouquinho (ou muito) a realidade. Nada contra quem usa, nada contra quem perde seu tempo querendo passar uma imagem distorcida de si mesmo e da sua vida. Mas, o que tem por trás de tudo isso? Quais as implicações pra essa nova geração que está crescendo achando que o mais importante da vida é fazer pose pra foto e encontrar o seu melhor ângulo? Parecer ter uma vida perfeita, jantar nos melhores e mais fotogênicos restaurantes, tirar as melhores fotos, saber usar todos os aplicativos de embelezamento? Por trás da foto tem uma olheira de uma noite mal dormida, tem uma marquinha por ter esquecido do protetor solar, tem dentes que nem são tão brancos assim, e por incrível que pareça, tem um ser humano. Acredite, ninguém é mais feliz, mais legal ou mais bem sucedido na vida por ter fotos mais bonitas, afinal, a realidade é o que acontece entre um flash e outro. Nossa vida de verdade é o que se passa no apagar das câmeras, quando ninguém está vendo, quando não estamos preocupados em sair mais magros e sorridentes na foto. Não estou querendo levantar uma bandeira para acabar com as fotografias, aliás, elas tem um papel importante, elas nos remetem a boas lembranças, nos ajudam a matar um pouquinho a saudade, nos mostram por onde passamos. O que quero dizer é para não nos preocuparmos tanto com elas, pra não vivermos em função disso, pra não entrarmos na paranoia de analisá-las com uma lupa pra eliminar qualquer defeito. Afinal, quem lhe conhece apenas por foto, não conhece de verdade. Você não é só um carão, um cílio postiço e um mar azul de fundo. Você é muito mais que isso. Mergulhe, se descabele, fique sem maquiagem, esqueça os cílios, foto bonita é foto de gente feliz. A vida está acontecendo enquanto você tenta a todo custo achar o melhor angulo pra selfie, enquanto você passa horas pra deixar a sua pele no mesmo tom. Vá viver menina. Quem gosta mesmo de você quer te ver pessoalmente, não suas fotos. Quer saber seu cheiro, sua textura, quer ver suas sardas, seu cabelo meio bagunçado. Quer a sua espontaneidade, seu sorriso e todos os seus ângulos. 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos