Sobre relações descartáveis

11:07:00



O que tem acontecido com as relações humanas nessa última década? Que forma é essa de se relacionar que invés de diminuir, só tem aumentado a sensaçao de vazio que cada um traz dentro de si? O que tem levado a construção de relações superficiais, descartáveis e pouco duráveis? Arrisco dizer que isso tudo é a consequência de estarmos tratando as pessoas da mesma forma como tratamos as coisas. E nada agora é feito pra durar. A cada ano surge um modelo novo de celular e os nossos vão ficando obsoletos. Todos os dias são lançados milhares de produtos novos no mercado, aumentando ainda mais a nossa compulsão por compras. Não importa quão cheio esteja o nosso guarda-roupas, precisamos adquirir peças novas sob o risco de ficarmos "fora de moda". Sua geladeira estragou? Compra outra. Sua camisa desbotou um pouquinho? Joga fora. Seu sofá está meio gasto? Compra um novo. Não remendamos, costuramos, consertamos mais nada. Queremos o novo, até que esse cumpra seu papel e seja jogado fora também. Sem problema algum se você tem condições financeiras para isso. Mas volto a lembrar, estamos falando da nossa relação com as coisas e não com as pessoas. Nossas relações não podem e não devem se basear na logica mercantilista, capitalista e egoísta de que ao menor sinal de que algo não está bem, devemos logo trocar por outro. Pessoas tem defeitos, pessoas erram, pessoas tem o direito de ter uma segunda chance. Um objeto nunca irá substituir a presença de alguém, portanto, estabeleça relações diferentes com as pessoas. Acredite, um casamento um pouco desgastado não precisa ser trocado por um novo. Nem sempre essa é a solução. O novo também terá problemas, você também vai se incomodar de vez enquanto, também vai ter dias difíceis... Relações precisam ser cultivadas, regadas, cuidadas e as vezes, remendadas e consertadas. Olhe para a pessoa que está ao seu lado, ela não é perfeita. Nem você. Então, aprenda a ser mais tolerante com as faltas do outro, aprenda a ser paciente quando o outro não esta conseguindo, aprenda a perdoar os erros que você sabe que comete também. Relacionamento perfeito nem em conto de fadas. Não tratemos o outro como objeto e não façamos dele mero realizador das nossas vontades. Ai na sua frente tem uma pessoa, que também sofre, chora, se alegra, erra, cai, levanta. Quer ter um relacionamento? Comece sabendo que o que foi feito para ser usado e jogado fora são as coisas e não as pessoas. E aprenda a costurar, você vai precisar disso muitas vezes. 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos