Como foi a passagem das pessoas pela sua vida neste ano?

06:11:00


Mais uma vez é dezembro. Mais uma vez estamos prestes a virar a página do calendário de mais um ano que se encerra. É comum analisarmos o que deu e o que não deu certo neste ano, quantos dos nossos sonhos se realizaram ou não... Mas, convido-os a uma reflexão diferente para esse fechamento de ciclo: como foi a passagem das pessoas pela sua vida neste ano? Quem chegou? Quem partiu? Com quem você estreitou os laços? De quem se afastou? Quem lhe surpreendeu? Quem lhe estendeu a mão? Quem lhe decepcionou? Se pararmos para pensar, são esses detalhes que irão fazer a diferença no balanço final deste ano. Nem tudo saiu conforme o esperado... Aquele sonho não se realizou, aquela promoção não aconteceu, não deu pra trocar de carro e a ideia de ir morar em outro estado ficou só no papel. Tivemos boas notícias, mas outras nem tanto. Pensamos em jogar tudo pro alto e deixar tudo pra trás. Apreciamos novas paisagens, cantarolamos uma nova canção, vivemos algo inusitado. O que não foi realizado em 2015 ainda poderá ser em 2016, 2017... Aquela viagem ainda pode sair do papel, a troca do carro, a mudança de estado, o novo rumo na carreira profissional. Mas, o rumo pode ser diferente quando o assunto em pauta são as pessoas. Se você perdeu alguém importante esse ano, saberá que não há mais tempo para um último abraço, um desabafo ou um eu te amo talvez nunca dito. E as novas pessoas que conheceu? Ah, bons momentos, boas lembranças, muitas risadas, histórias compartilhadas, afinidades e parcerias. E as amizades que você deixou de cultivar? Perdeu-se a intimidade, nem sabem mais da vida um do outro e quando encontram-se a conversa não passa do "oi, tudo bem, vamos marcar" e se despedem como dois desconhecidos. E os amores que começaram em 2015? Quando menos esperava, virou cumplicidade, teve parceria e virou amor. E os rompimentos que aconteceram nesse ano? A pessoa não foi embora, ela só se despediu da nossa vida... Com ela levou nosso sorriso, nossa alegria e a promessa de um pra sempre que não será mais concretizado. E assim passaram-se os 300 e tantos dias desse ano. Com chegadas e partidas, boas vindas e despedidas. Pessoas entraram nas nossas vidas e nos brindaram com a alegria da sua presença, outras saíram e nos deixaram com a dor da sua ausência. Demos o valor devido a elas? Cultivamos nossas amizades, falamos da importância de cada um? Cuidamos dos nossos amores, valorizamos sua presença? Abraçamos nossos pais, dispensamos nosso tempo para estar com eles? Sentamos no chão para brincar com nossos filhos/primos/sobrinhos sem ficar todo o tempo com o celular na mão? E como foi nossa passagem pela vida das pessoas? Deixamos boas lembranças? Fomos presença de verdade? Ficou saudade ou apenas mágoa? Pra 2016, eu desejo apenas bons encontros. Que sejam leves, sendo breves ou duradouros. E que sejamos presença na vida um dos outros e que os outros sejam na nossa. Um 2016 recheado de beijos, abraços, olhares, toques, enfim, cheio de pessoas.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos