Marcas de felicidade

07:53:00


"Tenho sardinhas que se intensificam com o sol, mas isso não me preocupa, pra mim elas são marcas de felicidade." Ouvi isso de uma amiga e cheguei a conclusão que essas marcas não deveriam ser apagadas, maquiadas, mascaradas, escondidas... Essas marcas dizem quem somos, falam sobre o que vivemos, contam as nossas histórias. Aquela cicatriz de uma cirurgia pode até não parecer marca de felicidade, mas se bem analisada, significou um momento de dor, mas se hoje ela marca o seu corpo, é sinal que você está vivo, que se recuperou e que restou apenas a cicatriz. Quer marca mais bonita que a cicatriz de um parto? Marca que simboliza o nascimento de um novo ser e junto a isso o nascimento de uma nova família. E quanto as rugas derivadas das boas gargalhadas que já emitimos durante a nossa vida? Pra que escondê-las? Botox pra que? Cirurgia plástica pra que? Que sejam bem vindas em nós as marcas que simbolizaram nossos novos começos, nossa mudança de vida, nossos momentos bem vividos, nossos dias ao sol. Que seja bem vinda aquela ruguinha no meio da testa que mostra o quanto já me expressei diante dos mistérios da vida. Que seja bem vinda aquela cicatriz no joelho que me fala da minha infância, de pés no chão, de suor escorrendo no rosto, de pega-pega e esconde-esconde e de bicicleta sem rodinha. Que seja bem vinda as sardinhas que me contam sobre meus dias de verão, de água do mar e sol brilhante. E que venham também as rugas que me mostram que o tempo passou mas que eu vivi tudo que tinha pra viver, que chorei, que sorri, que me emocionei. Assim é... Muitas coisas ainda marcarão a nossa pele. Nosso corpo vai se moldando com o passar do tempo, mas não há com o que se preocupar. Mais importante que uma testa esticada, um rosto inteiro na mesma tonalidade, uma pele sem marcas é a certeza que a vida não está passando em vão. É legal se preocupar com a aparência, cuidar da pele, se proteger do sol... Mas mais importante do que isso é não deixar de viver, de arriscar, de sorrir para em troca ter uma pele e um corpo uniformes. Triste de quem passou pela vida e não viveu, quem teve momentos de dor e não chorou, quem teve motivos pra sorrir e não sorriu, quem viu o sol e não se bronzeou, quem teve vontade de ter filhos e não teve. Que venham novas marcas! Quero um corpo cheio delas. Quero ter certeza que cada dia está sendo vivido com a intensidade que deveria. Quero ter certeza que só estou me preocupando com aquilo que realmente merece minha preocupação. Rugas, sardas, cicatrizes... São sinais que sorri, chorei, cantei, gritei, me emocionei, me bronzeei, superei... E vivi! Não apenas sobrevivi!

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos