Não mendigue nada, muito menos amor

10:08:00


Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de implorar o amor de alguém... Quem nunca se viu aceitando coisas absurdas para em troca ter a atenção e carinho de quem não estava mais ai. Sim, é provável que você ja tenha vivenciado uma situação como essa pelo menos uma vez na vida. Depois de ter vivido tal situação bem como acompanhado tantas pessoas na mesma condição, conclui que não vale a pena. Em primeiro lugar, não vale a pena porque amor é sentimento gratuito e só pode doá-lo quem o possui. Em segundo lugar, você precisa amar a si mesmo para que o amor do outro lhe seja agradável, porém não indispensável. Sim, se nem você acha que é digno do seu próprio amor, acha mesmo que merecerá o amor de alguém? Sei que todos nós ouvimos a historinha que deveríamos encontrar a nossa metade da laranja, a tampa da panela e tantos outros exemplos que nos fizeram acreditar que éramos pessoas incompletas. Sendo assim, quem não encontrasse a sua outra metade estaria condenado a incompletude eterna. Que me desculpem os românticos e saudosistas, mas convenhamos que essa história de metade só contribuiu para que nos tornássemos dependentes do amor de alguém para sermos felizes.  Aliás, essa busca pela metade já rendeu músicas, poesias, contos e inclusive muitas tragédias. E rendeu também um bando de pessoas frustradas e infelizes, que vivem na tentativa desesperada de achar a metade que acreditam que anda também incompleta por ai. Lamento lhe informar, a soma de um ser incompleto com outro ser incompleto não resulta em um ser completo, resulta sim em dois seres incompletos... E ai começam os problemas. O desafio então é ser inteiro, é saber que pode-se contar com o amor da família, dos amigos, é saber que relacionamento não é de forma alguma atestado de felicidade... Ser inteiro é apreciar sobretudo a sua própria companhia. É fazer as suas próprias regras e não querer seguir aquilo que os padrões previamente estabelecidos nos impõem. Estando com alguém ou não, o importante é ser inteiro, é ser completo, é ser boa companhia para si. Você que anda procurando desesperadamente por uma companhia ou até que anda mendigando o amor de alguém que já não é mais presença há tempo... Muito cuidado. Você não encontrará no outro aquilo que não existe em si. Siga a clássica: enfeite e cultive seu jardim ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E enfeitar o seu jardim é cuidar de si, é se presentear... É fazer exatamente tudo aquilo que gostaria que outros fizessem por você. Pode ser que com o jardim florido as borboletas se aproximem, mas pode ser também que a beleza do próprio jardim por si se baste. Que nos deixem sem outra metade da laranja, sem tampa da panela, sem chinelo do nosso pé. Queremos somente o que for inteiro,o que for verdadeiro e o que vier pra somar... Senão, que nos deixem sendo frigideiras que não precisam de tampas pra cumprir o seu papel.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos