Mais presenças, menos presentes

08:12:00


Das muitas memórias felizes da minha infância eu me recordo das brincadeiras de esconde-esconde, pega-pega, carretão, gangorra, taco, corda, elástico, a galinha chocou, firrolho-firrolho e tantas outras que fizeram parte desses momentos. Lembro que éramos um grupo de umas 8 crianças, nascidas e criadas no interior e nos encontrávamos todos os dias na rua pra brincar. Quando chovia era aquela festa, íamos pra estrada com enxadas e pás, construir aquilo que nós chamávamos de represinhas. Brincávamos, íamos pra escola e voltávamos pra brincar mais um pouco. Bastava o primeiro chamado da mãe ou do pai e em um minuto já estávamos dentro de casa, prontos pra fazer os deveres, tomar banho e dormir. Raramente assistíamos televisão, não tínhamos computador e celular era um aparelho que pesava umas 500g e nós nem entendíamos muito bem a utilidade dele. E por incrível que possa parecer, éramos muito felizes e conseguimos sobreviver sem ipad, iphone e Xbox. Espiga de milho virava boneca, cadeira e lençol viravam cabaninha, galho de árvore virava avião. Vivíamos com os pés descalços, às vezes não lavávamos a mão antes do almoço, passávamos pasta de dente nas queimaduras e beijinho era a cura de um joelho ralado. É certo que tivemos algumas infecções alimentares, inflamações desnecessárias e algumas micoses, mas não é que sobrevivemos? Meu caro, criança precisa de muito pouco pra ser feliz e crescer saudavelmente. Se aproxima o dia das crianças e tenho certeza que você já fez a lista de presentes. Sugiro que você inclua nessa lista os seguintes itens: vários abraços por dia, beijos sem moderação, elogios diversos, colo carinhoso, muita paciência, uma boa dose de empatia, bastante sensibilidade, vários quilos de afeto e muito, muito amor. E sabe o que mais meu amigo, inclua ai, estarei presente. Isso é muito mais importante do que dar presentes. Tenho muitas memórias felizes da minha infância e sabe quais são elas: o dia que meu pai tirou as rodinhas da minha bicicleta, segurou o banco e eu andei sem ajuda pela primeira vez. Um dia que eu cheguei em casa chorando porque tinha ralado o joelho e ganhei vários beijinhos da minha mãe. De um dia que minha tia encheu seu fusquinha azul de sobrinhos e nos levou pra Barra da Lagoa pra brincar na praia. Quando olho pra trás, a recordação não é das coisas, dos brinquedos, mas sim dos momentos e das pessoas que estavam ali. E você, qual a recordação quer que seus filhos, sobrinhos, netos tenham da infância? Quer ser lembrado como o pai/mãe/avô/tio que dava presentes ou como aquele que se fazia presente? Que esse dia das crianças seja cheio de brincadeiras, estripulias, criatividade, imaginação e sobretudo, que seja cheio de presenças.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos