O que o Papa Francisco tem a nos ensinar

09:00:00


Num momento em que a Igreja Católica vivia uma crise de valores e uma perda maciça de fiéis, eis que surge uma figura que por amor a simplicidade decidiu ser chamado de Francisco. Dono de um carisma sem igual, Papa Francisco não quis nem prata nem ouro, nem papa móvel, muito menos uma vida luxuosa. Humildade, serenidade, alegria, sabedoria. Quatro características que fazem deste homem uma figura que agrada gregos e troianos, judeus, católicos e ateus. Ele veio pra quebrar os grandes paradigmas da igreja e ensinar a humanidade que o amor, o diálogo e a humildade podem desarmar qualquer guerra ou qualquer coração tomado pela ira. E pra mim, o mais bonito é que ele faz tudo com um sorriso puro no rosto. Sorriso de quem tem o coração leve, sorriso de quem é movido pelo amor. Ó querido paizinho, precisamos aprender tanto contigo. Nosso apego as coisas terrenas, nossa ganância sem limites, nossa falta de paciência ao lidar com nossos irmãos. E como tens nos ensinado. Nos ensinas através das tuas palavras, mas sobretudo dos teus gestos. Papa Francisco escolheu ser Francisco porque quis uma vida marcada pela simplicidade das pequenas coisas. Ele quis ser gente como a gente, desceu do pedestal que haviam construído para ele e veio sentar-se conosco à mesa, veio abraçar os pequeninos, veio tocar os corações mais endurecidos dos governantes. Independente da sua religião ou daquilo que você acredita, é certo que eu e você precisamos aprender muito com esse homem de pés descalços e sorriso no rosto. Estamos vivendo uma das maiores crises financeiras da história e considero que ainda pior que essa é a crise de valores. Honestidade caiu em desuso, egoísmo virou a palavra da vez... Pais matando filhos, filhos matando pais, milhões de pessoas tendo suas vidas ceifadas, injustiças, guerras... E em meio a toda essa turbulência nos deparamos com um senhorzinho de cabelos brancos, sorridente e bem humorado que veio pra ensinar que o mundo precisa é de amor. Ele poderia ter tomado posse de uma vida luxuosa, com muitas mordomias, anéis de ouro, carros importados e viver num meio cercado pelos "poderosos". Mas não, ele se fez pequeno, quis uma vida simples. E se fosse nós no lugar dele? Será que teríamos aberto mão das mordomias e da vida fácil? Enquanto você continuar servindo a um deus chamado dinheiro é bem provável que você tenha uma vida de facilidades e futilidades, mas é bem provável também que você tenha relações superficiais, amizades por interesse, alegrias momentâneas e muitas, muitas frustrações. Se a sua vida for baseada no "ter", que seja então: Ter mais compaixão, ter mais humildade, ter mais paciência. E que aprendamos com Papa Francisco que o importante é o "ser". Sejamos então... mais amorosos, mais serenos, mais alegres. Vem Papa Francisco, vem nos ensinar a sermos semeadores do amor e da alegria.

Você pode gostar também:

1 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos