Dia do professor é todo dia!

10:02:00



Que bom seria se dia do professor fosse todo dia. Se cada vez que você fosse buscar seu filho na escola você agradecesse pelo cuidado e carinho dispensados para com ele no decorrer daquele dia. Que nos finais de todas as aulas os alunos agradecessem por todo conhecimento transmitido e adquirido. Que o piso salarial da categoria não fosse um dos mais baixos de todas as profissões de nível superior. Que os pais educassem seus filhos e ensinassem que professores merecem muito respeito. Que escola fosse lugar de aprendizagem, carinho, alegria e não de obrigação. Que os pais cumprissem seu papel de educar seus filhos e não delegassem essa missão aos professores. Dia do professor acontece cada vez que uma criança soletra sua primeira palavrinha e a sua frente tem alguém emocionado com aquele acontecimento. Quando depois de um dia exaustivo ele recebe um desenho escrito "tia eu te amo". Dia do professor é quando depois de anos ele encontra seu aluno na rua que sorri e diz: hoje eu virei um grande profissional graças aos seus ensinamentos e a sua atenção para comigo. Tenho ótimas recordações de todos os meus professores. Daqueles que começaram me ensinando a plantar feijão no algodão, até aqueles que me ensinaram que bom psicólogo não é o que tem as melhores respostas mas sim o que sabe fazer as melhores perguntas. Guardo comigo meus cadernos cheios de carimbos de "ótimo" e "parabéns" que eu fazia questão de colorir todos. Lembro daqueles que me chamavam atenção porque eu terminava a tarefa e virava pra trás pra conversar. Alegria era quando mudando da 4ª pra 5ª série passávamos a ter vários professores, aulas de 50 minutos e um caderno de dez matérias. E eu poderia escrever um livro sobre minhas memórias da vida escolar e acadêmica. Mas eu preferi escrever apenas algumas linhas, aliás, já agradecendo por aqueles que me ensinaram a juntar as letras e a formar frases. Na escola eu aprendi muito mais do que ler, escrever, somar, subtrair, as capitais, as equações, o império romano, a história da arte, as regras do handeboll... Na escola eu aprendi a respeitar os meus colegas, a me esforçar pra aprender mesmo aquilo que eu imaginava que nunca mais precisaria, a não querer impor meu ponto de vista a ninguém... Aprendi também a respeitar as diferenças, a acolher o sofrimento do outro e a entender que cada ser é único. Então, aos que passaram pela minha vida, a minha mãe, tias, primas que também são professoras, aqueles que foram meus colegas enquanto eu também era professora, aos meus amigos professores... Meu reconhecimento e minha gratidão. Sintam-se abraçados, beijados e compreendidos. Que todos saibam reconhecer, valorizar e respeitar essa profissão que é tão nobre, mas tão pouco respeitada. Obrigada por me ensinarem que 1 +1 é igual a 2, mas que entre o 1 e o 2 existem infinitas possibilidades. Obrigada por me mostrarem que o conhecimento que adquirimos é a nossa maior riqueza. E obrigada por não desistirem dessa tarefa árdua... O mundo precisa de vocês!

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos