As violências nossas de cada dia

14:13:00


Agredir fisicamente alguém é violência, abusar sexualmente é violência, agredir verbalmente também é violência. Sobre essas os jornais noticiam, os especialistas debatem e comumente viram assunto nas rodas de conversas. É indiscutível que causam danos e que devem ser combatidas. Mas há um tipo de violência da qual pouco se fala, aquela que não ganha matéria no jornal nacional e que não tem um movimento para combatê-la. Falo da violência psicológica. Dela pouco se sabe e ainda menos se comenta. "Senhor delegado, vim registrar um boletim de ocorrência porque meu vizinho me violentou psicologicamente." Alguém já ouviu isso alguma vez? Pois é. De todas elas, esta é a mais sorrateira e não menos perigosa. Silenciosa e camuflada, vem sempre em forma de um comentariozinho aqui, uma piadinha ali. Hoje eu invento uma história maldosa sobre aquela pessoa, amanhã eu faço comentários mentirosos sobre ela... E assim começa a construção da violência psicológica. Suas marcas não são físicas, quem a sente não fica com manchas roxas nem tão pouco pode fazer corpo delito pra comprovar o ocorrido. Ela pode até passar despercebida para quem a pratica, mas jamais passará para quem a sente. Sentimento de rejeição, medo, angústia, impotência, baixa auto-estima e nos casos mais severos, até ideação suicida. Praticamos violência psicológica quando usamos do nosso poder para humilhar alguém, quando disseminamos uma história inverídica, quando fingimos que somos amigos... E essas práticas acontecem todos os dias, com você, comigo e com todas as pessoas que vivem em sociedade. Mas elas devem e precisam ser combatidas. E precisa começar por nós mesmos. Soube de uma história ruim de alguém? Guarde pra si, sendo mentira ou verdade, não irá acrescentar nada na sua vida passá-la adiante. Tem um cargo que lhe garante algum grau de poder? Respeite as pessoas, saiba como pedir o que deseja e não use da sua condição para humilhar ninguém. Sua condição financeira é melhor que a dos seus amigos? Não queira se sobressair em razão disso e trate todos de igual maneira. Não foi muito com a cara de alguém? Evite o contato com essa pessoa, mas trate-a civilizadamente quando encontrá-la. É bem provável que você também tenha algumas marcas de violências, que tenham ai algumas feridas abertas e que já tenha sentido na pele o que é sentir-se humilhado e injustiçado. Foi legal? Você gostou? A menos que você seja masoquista é bem provável que não tenha gostado, correto? Então não dissemine, não cause sofrimento em vão, não seja responsável pelas feridas das outras pessoas. Se for pra causar algo em alguém, que seja sorrisos, que seja alegria, que seja amor. 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos