O que os seus filhos precisam saber

11:44:00

Sim, você precisa ensinar os seus filhos a lidarem com o fracasso. Você precisa dizer pra eles que ao longo da vida muitas portas se fecharão, muitos planos não darão certo, muitos sonhos continuarão sendo só sonhos. Você precisa dizer para o seu filho que a vitória é importante sim, mas ela só é válida quando vem depois de algum esforço, mas, precisa alertá-lo que às vezes nem com muito esforço a vitória é possível. E ai ele precisará a aprender que o que vale também são os passos percorridos, são as belezas do caminho, são as amizades que foram se estabelecendo ao longo da jornada. O seu filho precisa saber que nesse mundo nem tudo é muito justo, que os melhores nem sempre vencem, que os honestos nem sempre são bem vistos... Mas ele precisa aprender, mais com seus exemplos do que com suas palavras, que acima e apesar de tudo, vale a pena ser justo e honesto, mesmo que pra isso precise andar na contra-mão do mundo. Você precisa ensinar para os seus filhos que cada um irá colher somente o que plantar e que por isso há que se ter muito cuidado com as sementes que ele irá espalhar por ai. É bom que você ensine aos seus filhos sobre a importância de tratar a todos da mesma forma, independente de posição social, opção sexual, cor ou religião. Você precisa mostrar para os seus filhos que dinheiro não compra saúde, felicidade, muito menos amor e que não há dinheiro no mundo que pague uma consciência tranquila e uma noite de sono em paz. Diga, mostre, ensine, explique, corrija... Mas não esqueça. Suas palavras são importantes, mas o maior aprendizado virá sempre com o seu exemplo. Ele irá crescer e fazer suas escolhas... Irá crescer e trilhará por caminhos diferentes dos seus. Vai conviver com outras pessoas, vai trabalhar em locais diferentes, vai experimentar outros sabores, vai ouvir outros sons, vai frequentar outros ambientes... Porém, o que ele tiver aprendido, os valores que tiver adquirido, os exemplos que tiver observado... Estes não passarão. O mundo está repleto de injustiça, desonestidade, falcatruas, hipocrisia... Mas enquanto houverem pais no mundo ensinando aos seus filhos a importância do respeito, da justiça, da empatia, do amor, da verdade... Eu sigo acreditando que tudo pode ser melhor.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos