Ainda sobre escolhas

07:56:00

Pedrinho quer ter um carro zero e quer ocupar um cargo de chefia depois que se formar, mas chega atrasado no estágio todos os dias e gasta todo o seu salário comprando roupas da modinha. Maria quer que seus filhos sejam obedientes e educados, mas fica a maior parte do tempo mexendo no celular quando está em casa com eles. João quer ter uma namorada leal e parceira, mas não abre mão dos seus "contatinhos" anteriores. A menina da padaria da esquina quer ficar magra e com corpo definido, mas todos os dias ela come pão doce e faz 3 meses que está fazendo turismo na academia. Pietra quer ser juíza federal mas não abre mão dos finais de semana de festa. Felipe tem medo de morrer e diz que quer viver cem anos, mas fuma 2 carteiras de cigarro por dia e bebe além da conta todos os finais de semana. Marina quer disputar as olimpíadas 2020 mas não leva a sério a rotina de treinos e vive inventando desculpas pros seus atrasos. O que todos eles tem em comum? Sonham com vôos altos mas são incapazes de bater as asas e deixar o conforto do ninho. Sonhar é bom, é necessário, mas meu amigo, só sonhar não resolve nada. Você precisa ter grandes ambições? Não, claro que não. Há quem viva muito feliz e confortável no seu mundinho simples e sem muitos planos pro futuro. Mas, se você pretende conquistar o céu, você vai precisar a aprender a se desapegar de algumas coisas da terra. Não dá pra ter tudo. Dificilmente se chega a uma posição mais alta sem algum tipo de sacrifício. O que você quer está condizente com a vida que você leva hoje? Se não está, ou você muda, ou aceita que não irá alcançar o que pretende. Agora esperar que os bons resultados "caiam do céu", que o dinheiro chegue na sua conta por doação, que você seja promovido sem mérito, que alcance um corpo bonito apenas fazendo levantamento de garfo e copo, ah meu amigo, vai esperando numa posição confortável, porque esse dia vai demorar pra chegar. Grandes metas pressupõem sacrifícios proporcionais ao tamanho daquilo que você sonha. Há caminhos mais fáceis? Certamente. Você pode optar por ser desonesto, por querer subir pisando em outras pessoas, por emagrecer tomando remédio, por educar seus filhos terceirizando esse trabalho, por viver um relacionamento de mentira, por ocupar algum cargo por mera indicação de alguém. Porém, se você quer continuar deitando a cabeça no travesseiro todas as noites e podendo ir dormir com a consciência tranquila, há de se optar pelo caminho mais longo, talvez o mais sofrido e trabalhoso. E nessa caminhada talvez você terá que abrir mão de alguns finais de semana, da cervejinha toda quinta com os amigos, do soneca do despertador, das noites de sono perdidas em festas, das horas a fio no celular, de alguns vícios e prazeres momentâneos, das mentiras que você costumava contar... Ambos caminhos podem ser percorridos, mas não se engane, nem todos levam para o mesmo lugar.

"É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se eu quiser conhecer as borboletas..."
Antoine de Saint-Exupéry 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos