Acabou, mas deu certo

05:59:00

Poxa, foram casados tanto tempo e não deu certo... Como assim, não deu certo? Não consigo pensar que duas pessoas que escolheram passar um dia, um mês, um ano ou uma década juntos não tenham dado certo. É claro que deu certo, deu até quando tinha que dar. Deu enquanto tinha carinho, parceria, amor, cumplicidade, lealdade, respeito. Deu certo enquanto ambos estavam ali, querendo dividir o hamburguer e a vida. Claro que na historinha da Cinderela e da Branca de Neve eles se casam e vivem felizes para sempre, mas na história da vida real, nem sempre dá pra viver um conto de fadas eternamente. Eu sigo acreditando em relações duradouras sim, sigo acreditando na capacidade que as pessoas tem de aprender a conviver e a viver bem com o outro, sigo acreditando que é possível chegar a um pra sempre juntos... Mas, o fato de ver uma relação acabando não me induz a pensar que não tenha dado certo e que tudo isso deva ser jogado fora. Não, valeu a experiência, valeu as trocas, valeu o aprendizado, valeu a parceria. O que não da certo pra mim é manter uma relação apenas por aparência, é se sujeitar a todas as vontades do outro passando por cima das suas, é manter uma relação por medo da solidão, é ser um casal apenas por conveniência financeira. Temos que parar de julgar uma relação pela forma que ela termina, porque mesmo em casos onde um dois dois sai muito magoado, ainda assim não dá pra dizer que não deu certo. Existem pessoas e pessoas, relações e relações. Construa as suas com base no que você quer, no que você acredita, nos valores que você recebeu. Se relacionar é lindo, é prazeroso, mas é tarefa árdua, é construção diária, é perdão diário, é aprender a negociar diariamente, é se colocar no lugar do outro, é estar disposto a estar ali. Não está disposto a abrir mão de algumas coisas? Não sabe perdoar? Acha que suas vontades vem sempre em primeiro lugar? Ainda está apegado a relações anteriores? Repense! Talvez ainda não seja o momento de você se relacionar. No mais, se relacione sim, acredite sim, se entregue sim, se apegue sim. Não há garantias, mas há um mundo de possibilidades que podem ser vividas e compartilhadas a dois. E viva as relações possíveis, viva as relações reais, viva as relações que dão certo, por um dia ou um século.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos