É de presenças que nós precisamos

08:27:00

Eu não sei se tem alguma coisa que alivia a gente mais do que quando chega alguém perto de nós naqueles momentos difíceis, pega nossa mão e diz: “Eu estou aqui!” (Padre Fábio de Melo)
Palavras podem não fazer sentido, gestos podem perder o significado, mas a presença, ah, essa jamais será dispensável. Em tempos de tantas ausências, a presença, às vezes silenciosa, às vezes carinhosa, às vezes somente presença se faz tão importante nesse dias nublados. Uma ligação ajuda, uma mensagem de texto também, porém, olhar nos olhos do outro, enxergar a sua humanidade,  e somente dizer: "eu não sei o que posso fazer por você, mas eu estou aqui", isso não tem preço. Temos falado demais, andamos ansiosos por dar respostas, por ter algo a dizer... Quando o que realmente importa é apenas a presença. Ao lembrar dos momentos difíceis da minha vida, sou incapaz de lembrar das palavras proferidas, mas lembro com clareza de quem estava ali comigo, de quem segurou a minha mão, de quem me abraçou quando eu perdi as forças, de quem me levantou do chão. Nós sempre podemos fazer um pouquinho pelo outro, e pra isso não necessitamos ter grande conhecimento do que deixou-o assim, ou saber teorias sobre o assunto, basta estar junto. As máquinas já substituíram as pessoas em muitos lugares, mas engana-se quem pensa que elas poderão substituir em tudo. Tem momentos que a gente não quer ouvir conselho, não quer dar explicação, não quer entender os motivos que nos deixaram assim, queremos apenas a presença do outro... Mas parece que até ser presença hoje em dia tem sido difícil. Estar fisicamente num lugar não significa estar presente. Presença exige exercício constante de se desligar do mundo lá fora, de deixar o celular do lado, de esquecer por alguns momentos as nossas preocupações... Complexo, porém, necessário. Viver o aqui e agora, um dia de cada vez, só assim conseguiremos estar com o outro, e acima de tudo, conseguiremos estar com a gente mesmo. Há sempre algo a ser feito pelo outro e
por nós... 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos