O que os caminhos que você não percorreu dizem sobre sua vida e suas escolhas

07:10:00


           Costumamos ouvir que somos a soma das nossas escolhas e que somos resultado daquilo que já passamos. Depois de algumas conversas e um tempo de reflexão, cheguei a conclusão que nós somos também a soma dos caminhos que não percorremos, das paisagens que não apreciamos, do caminho oposto àquele que decidimos escolher. Quantos caminhos deixamos para trás? Quantos amigos deixamos de conhecer? Quantos céus estrelados a gente não apreciou?
          Que escolhas são renúncias isso a gente já está cansado de saber... Mas o que estas renúncias dizem sobre nós? E se tivéssemos ido pelo outro caminho? O que nós deixamos pra trás também fala sobre a nossa vida, também constitui nossa personalidade, também diz quem somos.
           Já deixei muitos caminhos pra trás e alguns eu perdi o rumo de volta e não sei como voltar pra optar pela outra direção... Alguns eu voltei e optei pelo outro trilho e me dei conta que tinha perdido muita coisa tentando insistir numa escolha errada, mas que eu não queria abrir mão. Dos caminhos que deixei de percorrer, alguns eu nunca saberei como seriam... Porque eu não tenho vontade de saber, ou porque o caminho já se fechou e nem existe mais. 
          E assim vamos fazendo escolhas, deixando pra trás lugares, pessoas, sonhos... O que é mais dolorido é quando a gente vê que estamos ali apenas porque outra pessoa escolheu aquele caminho e nós nos deixamos influenciar. E ai a gente se dá conta que tá vivendo os sonhos do outro, ta apreciando as paisagens que o outro curte, tá conhecendo as pessoas que ele gosta, tá pisando onde ele quer pisar. 
         Escolher sempre vai implicar a renúncia de algo ou alguém e por isso é tão importante que essas escolhas sejam feitas de forma consciente e individual. O outro não vai escalar montanhas por você, não vai queimar o seu pé na areia quente, não vai caminhar por você, não vai sentir a sua falta de ar. Portanto, faça as suas próprias escolhas, decida os caminhos que quer seguir e os que quer renunciar, aprenda a apreciar o trajeto e não só o ponto de chegada e se não estiver feliz... Volte. Ou invente um novo caminho. Ou simplesmente aceite que a sua infelicidade é fruto da sua própria decisão, ou da ausência dela. 
          Garantias não há. Mas tem sempre a possibilidade de você largar tudo, achar um novo caminho e descobrir o quão bonito é aquilo que você tinha deixado para trás. Ainda dá tempo sim, você está vivo e isso já basta.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos