Correr pra que?

04:37:00


As pessoas correm. Correm pra onde? Correm pra que? Correm de quem? Final de ano é assim: se você ficar parado no meio da rua com certeza será atropelado por uma avalanche de maratonistas, quer dizer, de pessoas correndo. Ninguém olha pra ninguém, ninguém se cumprimenta, ninguém se fala. Estão todos com pressa. Pressa pra que? Pressa por que? Tudo bem que a simbologia do final de ano faz parecer que é realmente um fim e que precisamos correr para resolver nossas pendências, mas veja bem, é só simbologia. Na virada do dia 31 para o dia 1 nada irá acontecer, tudo continuará no seu devido lugar. Tenho a impressão que pela pressa que as pessoas andam o mundo irá acabar no dia 31. Correm para comprar presentes, correm pra chegar no trabalho porque perderam o dobro de tempo no trânsito, correm para pagar as contas antes que os juros aumentem. E no dia de Natal entregarão seus pacotes de presentes, cheios de ausências, cheios de encontros desmarcados, mensagens não respondidas, almoços adiados. Gostaria que minha pergunta de hoje fosse: para QUEM as pessoas correm? Ai sim, nem me importaria que me atropelassem se eu soubesse que estão correndo pra um abraço, pra um encontro, pra um colo, pra matar a saudade, pra fazer as pazes, pra pedir perdão, pra encurtar a distância. Para isso devemos ter pressa sim. É urgente tirarmos mais tempo para estar com aqueles que amamos. É urgente vencer o nosso orgulho e ir ao encontro do outro para lhe pedir perdão. É urgente trocar o virtual pelo presencial. É urgente passarmos por cima da nossa arrogância, esquecermos as mágoas e reatar aquela amizade ou aquele relacionamento que se rompeu. É urgente dizer ao outro: "eu te amo", "conte comigo", "você não está sozinho". Prioridades invertidas, valores distorcidos, urgências desnecessárias. Nos preocupamos mais com um arranhão no nosso carro do que com o rompimento de uma amizade. Um objeto quebrado vale mais que a lealdade rompida. Dinheiro fala mais alto que amor. Nesse caso precisamos correr mesmo. Mas correr para recuperar a nossa humanidade perdida, recuperar nossos laços rompidos, nossos sentimentos mascarados. Fora isso, que tenhamos calma. O tempo vai continuar correndo do mesmo jeito, estando você apressado ou não. Observe o ritmo da natureza, ela não tem pressa. O sol não nasce antes das 5 da manhã e não se põe antes das 20. Uma semente não cai na terra hoje e já floresce amanhã. As frutas não amadurecem de um dia para o outro. Se for pra correr, que seja pra pegar seu filho na escola pra ficar mais tempo com ele. Que seja pra ter mais tempo para almoçar com seus pais. Que seja para encurtar as distâncias que separam você dos seus sonhos. 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos