Dorme que passa

06:05:00


"Dorme que passa" frase usada pela dona Eugênia para quase todos as situações da minha vida. Mãe, to com dor de cabeça. Dorme que passa minha filha. Mãe to estressada. Dorme que passa. E não é que passa mesmo? De dores de cabeça a dores de cotovelo, parece que uma noite de sono é capaz de pelo menos amenizar todas as dores. Quando eu era criança e as coisas não estavam muito boas, eu parava tudo que estava fazendo, ia pro meu quarto e dormia um soninho. Sempre dava certo. Confesso que minha vontade continua sendo a mesma até hoje, exceto pelo fato que hoje geralmente fica apenas na vontade, já que nem sempre dá pra parar o mundo pra tirar um cochilo. Mas o que quero dizer com tudo isso, é que os nossos problemas sempre terão a intensidade que colocarmos neles. Sabe aquela história de que o que não tem solução, solucionado está? Às vezes, tudo que precisamos, é apenas uma boa noite de sono, um travesseiro macio chamado consciência tranquila e uma cama que apenas nos acolha. Vai passar, talvez não hoje, não amanhã e nem semana que vem, mas vai. Encaro todos os meus problemas como probleminhas e não deixo que eles tomem proporções desmedidas. Meu trabalho é exatamente do jeito que eu queria? Não. Me estresso várias vezes durante o dia, tenho vontade de sumir algumas vezes e me acho incompetente em vários momentos. A crise não me afetou? Afetou sim, em vários sentidos. Minha família é perfeita? Também não. Minha saúde está ótima? Não também... Mas, tudo que às vezes é motivo do meu estresse, é também o que mais me traz alegria. Acordar todos os dias e saber que tenho um trabalho e que faço o que amo, na profissão que escolhi... Ter uma família que me acolhe e me apoia nas minhas decisões, que segura minhas barras comigo e vibra com cada vitória minha... Saber que meu corpo está tão saudável que tem me dado sinais que preciso me cuidar mais... Ver que a crise diminuiu meu salário mas que serviu pra eu começar a valorizar as pequenas coisas e os momentos que até então pareciam insignificantes. Posso reclamar então? Poder eu até posso, mas não quero. Vi muita gente reclamando que a chuva não parava, que a casa estava úmida, que não secava mais roupa alguma... Vi pouquíssimas pessoas agradecendo pelo dia lindo que amanheceu hoje, pelo céu azul maravilhoso e pelo calor que resolveu aparecer por aqui. Viu só? Por pior que tenha sido a tempestade, os dias de chuva e frio, quando a gente menos espera o sol volta. E parece que ele volta até mais bonito, mais brilhante, mais cheio de vida. Tá chovendo por ai? Dorme que passa... Se não passar, vá pra cozinha, prepare uns bolinhos de chuva, tire aquele seu livro da gaveta ou vá ver aquele filme que lhe indicaram. Cada um pinta seu dia da cor que lhe convém. Eu decidi pintar o meu de amarelo, e você?

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos