Queridos adultos

15:54:00


Eu estava bem ocupado brincando de pega-pega, mas já que vocês me chamaram pra vir brincar dentro de casa, resolvi escrever uma cartinha pra vocês. Na verdade, eu preferia fazer um desenho, mas imaginei que vocês não fossem entender, aliás, sei bem o quanto vocês gostam de letras e palavras complicadas... Não sei se mesmo usando esse monte de letras vocês entenderão o que tenho pra lhes dizer, talvez até nem leiam, ou, acharão que é só mais uma coisa boba de criança. Pois bem, vamos ao que interessa. Queria entender por que vocês andam sempre tão atarefados, mesmo que as tarefas sejam responder a todos os grupos do whatsapp. Sei que vocês olham para mim e até dizem que sou muito agitado, mas isso porque vocês ainda não pararam pra olhar o dia-a-dia de vocês. Se estão tomando café da manhã já falam sobre o almoço, se estão na segunda-feira já se preocupam com o sábado, se terminam de enfeitar a casa pro Natal já estão comprando os enfeites de Páscoa. Confesso que tudo isso é muito confuso pra mim, afinal, nem sei direito sobre essas datas e aliás, nem lembro o que comi hoje no almoço. Falando nisso, vocês tem uma caixa de memória que só pode ser infinita, porque não sei como conseguem lembrar da briga com o irmão que aconteceu lá em 1975, numa segunda-feira ensolarada. Não entendo porque vocês guardam e carregam tantas coisas, eu na verdade só preciso de algumas roupinhas e comida quentinha. As vezes vejo meu pai trazendo flores pra minha mãe e até vi que tinha um cartão dizendo que a amava, mas segundos depois eles já começaram uma briga e ficaram sem se falar por 3 dias. Sabe, eu não sei muito bem o que é esse tal de amor, mas sei que quando brigo com meus coleguinhas eu logo peço desculpas e já voltamos a brincar juntos na mesma hora. Vocês são mesmo bem complicados. Quando eu me machuco eu choro mesmo e não fico fingindo que tá tudo bem só pra fingir que sou forte, mas vocês parece que não sentem dor, ou então vão chorar escondido no quarto. Queria que vocês me explicassem se chorar é mesmo proibido. Outra coisa que não entendo é essa confusão que vocês fazem me ensinando que não posso mentir mas vejo-os o tempo inteiro fazendo isso. Pra brincar no chão comigo nunca tem tempo, mas não perdem um capítulo da novela. Quando eu gosto, eu gosto, simples assim. Vocês não, na frente dizem que gostam e por trás xingam e reclamam. Quer saber, vejo mamãe postando no facebook que está sempre feliz e meu pai colocando fotos sempre sorrindo, cheguei a conclusão que vocês são mesmo muito felizes. Então, decidi que quero crescer e ser como vocês: vou andar sempre bem atarefado e preocupado, vou esconder minhas dores e só chorar se for escondido, vou mentir muitas e muitas vezes, ver todas as novelas e séries da TV, ter bem pouco tempo para os meus filhos, fingir que gosto quando não gosto, guardar muitas mágoas e rancores. Afinal, vocês me ensinaram que devemos obedecer aos adultos, então tratarei de ser igual a vocês. Ah, já ia esquecendo, quero 10 reais por essa carta, já que sempre ouço vocês dizendo que dinheiro compra tudo. 

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos