É hora do cultivo

03:00:00


Meses atrás recebi um vasinho, um pacote com terra e três sementes. A ideia é que cada um plantasse e CULTIVASSE as sementes de girassol. Plantei com todo cuidado, ajeitei as sementes, molhei e levei pra casa. Passado algum tempo, uma amiga comentou que o seu girassol já tinha nascido e que estava lindo. Naquele dia cheguei em casa e fui ver meu vasinho e é óbvio que não havia nem resquício das sementes brotando. Fiz uma breve reflexão e me dei conta que em meses eu devia ter molhado a terra apenas umas duas vezes e ainda quando molhei, enchi demais o vaso, "afogando" as sementes. Ela estava todo esse tempo sem ser olhada, sem ser cuidada, sem ser cultivada. Hoje eu me vejo como tais sementes e chego a conclusão que muito pouco tenho feito para que elas floresçam. Talvez se me dissessem que aquelas plantas seriam para alguém eu teria cuidado com mais zelo, mas como eram minhas, eu descuidei. Sementes para se tornarem flores precisam de cuidado, de tempo, bem como da dose certa de água e de sol. Percebam que eu tinha o vaso, as sementes e a terra... Mas faltou o essencial, faltou que eu dedicasse tempo ao cultivo. Tem horas que é necessário cuidar das nossas próprias sementes, passar um tempo com elas, observar o que precisam, averiguar as condições da terra, colocar num local adequado. Eu percebi que minhas sementes foram deixadas de lado e que eu estava cuidando de todas as plantas ao meu redor, mas esqueci de separar um tempo para cuidar da minha. E você, tem cuidado das suas sementes? Tem deixado que outras pessoas também lhe ajudem a cultivá-las? É preciso que olhemos com mais cuidado, carinho e atenção para dentro de nós. É preciso que não nos percamos querendo cuidar apenas de tudo que está ao nosso redor e esquecendo que aqui dentro há algo que também precisa ser cuidado, que também quer florescer. Decidi hoje dedicar um tempo as minhas sementes. Vou tirar a terra, ver se elas ainda estão em condições de brotarem, se for necessário trocarei as sementes e estarei atenta ao que acontecerá ali dentro. Não deixarei de regar as plantas ao meu redor, mas gostaria que também me ajudassem a cultivar a minha própria planta. As vezes apenas me lembrar que preciso cuidar delas já é o suficiente... Ou jogar um pouquinho de água e de adubo também. Levará um tempo até que elas brotem, levará um tempo para vê-las florir e mesmo depois de floridas, elas precisarão continuar sendo cuidadas. Hoje é o meu vaso que precisa de cuidados, hoje são as minhas sementes que eu quero ver florindo. Espero que você entenda e que também me ajude nisso. Quando vê-las florindo saberá que dediquei tempo a elas, que cultivei a terra e não descuidei do plantio. Até mais... Você saberá quando eu floresci.

Você pode gostar também:

0 comentários

Quem sou

"Sou menina levada, princesa de rua, sou criança crescida com contas para pagar. E mesmo pequena, não deixo de crescer. Trabalho igual gente grande, fico séria, traço metas. Mas quando chega a hora do recreio, aí vou eu...
Beijo escondido, faço bico, faço manha, tomo sorvete no pote, choro quando dói, choro quando não dói. Quer me entender? Não precisa."


Fernanda Mello

Mais lidos